quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Lição para minha afilhada (para mim e para você): paciência

O final de 2015 e começo de 2016 foi um período fundamental na minha vida.

Foi ali que planejei os primeiros passos de 2016, que iniciei a jornada de divulgação do meu projeto com a consultoria, que me dei conta de que não dava para voltar atrás: meus barcos já estavam queimados.

Foi neste período também que recebi na casa nova os meus compadres e amigos, junto com a minha afilhada de cinco anos.

No meio de uma das tantas brincadeiras que tivemos juntas eu ensinei a ela uma lição que, descobriria mais tarde, eu ainda tinha muito o que aprender também. O poder da paciência. Estávamos brincando de Banco Imobiliário, como qualquer criança com inteligência acima da média e hiper acelerada, queria muito que chegasse logo a vez dela de girar a roleta e andar as casinhas. Só que havia cinco pessoas jogando e a vez dela nem sempre chegava rápido. Fora a vontade, natural, de sempre ganhar dinheiro ao invés de pagar. Ficava super triste quando caía numa casa que a forçava a pagar imposto ou aluguel. Se entrava algum dinheiro era uma alegria só.

Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência.

O fato é que, na ocasião, aproveitei o símbolo do jogo de tabuleiro para ensinar a ela que naquele jogo, como na vida, o grande segredo que nos faz “ganhar” é o mesmo: paciência. Precisamos esperar a nossa vez, jogar de forma tranquila, aceitar quando a gente cai numa casa que não é tão boa. Como na vida, nada bom ou ruim dura pra sempre. Você está na prisão e os dados rolam. Você é solto. Você está construindo casas e hotéis e os dados rolam. Você vai à falência.

Tá. Na vida não funciona tão rápido como no Banco Imobiliário, mas a verdade é que esperar a nossa vez de jogar e lembrar que muito do que acontece tem a ver com sorte e é circunstancial tira a nossa necessidade de controle permanente. Se para uma criança de cinco anos essa compreensão é tão difícil, imagina para nós, adultos, “jogando dados” o tempo todo na vida real?

Pois é. Nos últimos dias eu lembrei da lição que ensinei à minha afilhada e precisei usar ela na minha vida. Paciência. Respira fundo e espera. Se você está fazendo a sua parte, com determinação, e já ajustou o que na rota poderia estar te desviando do caminho, é preciso confiar na força do Universo que colabora para atender o que desejamos. O problema é que não podemos querer o controle todo o tempo, todo ele. O tempo do mundo nem sempre é o nosso e vivemos entre pessoas, estabelecendo relações.

Paciência, Rafaela. Paciência.

Você já fez a sua parte, os dados estão rolando, logo chega novamente a sua vez.

Sua vez pode demorar e nem sempre você vai cair numa casa bacana. Mas passa. Os dados voltam a rolar. O jogo continua.

O jogo sempre continua.

Na vida e no jogo. Para mim e para a Marisol.

O segredo é o mesmo, a lei é uma só: paciência. Doses diárias e constantes, lembrete para toda a vida.

Se você caiu na prisão, paciência.

Os dados vão rolar. Espere a sua vez de jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário