quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Alerta de tema MUITO polêmico: Comunicação online. Marketing digital. Fórmula de lançamento.

Se você nunca ouviu falar de nenhum desses termos, pode apostar, já caiu em alguma armadilha.

Feliz ou infelizmente eu faço parte de um grupo pequeníssimo, dos que avaliam o conteúdo, o que está por trás do que está sendo dito, antes de CLICAR E COMPRAR JÁ ESSA OPORTUNIDADE ÚNICA, ÍMPAR, QUE VAI MUDAR A SUA VIDA PARA SEMPRE.

Sim, é essa a abordagem dos e-mails que tenho recebido. E-mails, por sinal, intermináveis e constantes.
Depois que resolvi arriscar nessa seara do aconselhamento em comunicação, eu precisava me aprofundar, entender melhor a dinâmica do mundo digital, investigar tendências. Há alguns meses, para minha sorte ou azar, comecei a me relacionar com umas duas dúzias de pessoas que estão usando sem filtro, sem freio e sem qualquer bom senso as tais “regras para vender no mundo digital”.

Uma palavra resume todo o meu sentimento sobre esse tema, hoje: medo.

Eu discorreria longamente em uma crônica sem fim a respeito disso, mas hoje quero usar o mesmo recurso (sete dicas, oito passos, nove regras para ficar milionário em três segundos por apenas R$ 1,99!! Só agora, só para você, só porque você é muito especial pra mim!) para dar algumas dicas aos amigos mais queridos ou profissionais que ainda não “engoliram”, como eu, essas técnicas. Ou pessoas também inocentes (como já fui muitas vezes) que caem nas “armadilhas” que podem levar a grandes e irreversíveis furadas.

1) PAREM DE FALAR COMIGO NO IMPERATIVO! Eu já não gosto muito da ideia de seguir ordem dos outros, ainda mais num tom agressivo e vinda de alguém que sequer me conhece. Simplesmente pare de achar que tem comigo alguma intimidade. Eu sei que você não me quer bem e eu não sou especial porque estou lendo seu e-mail.

2) NÃO, O MUNDO NÃO VAI ACABAR SE EU NÃO CLICAR NO LINK AGORA. E chega de tentar me convencer disso, porque você só piora as coisas. Eu preciso olhar o meu orçamento, fazer planos, programar minhas contas. Porque, se eu não ficar milionário em oito passos como você me promete nos e-mails, preciso ter alguma reserva. E quem vai pagar terapia para mim depois que eu morrer de arrependimento de ter clicado no link na hora que você MANDOU EU CLICAR?

3) NÃO TENHO TEMPO PARA LER SEUS 18 E-MAILS. Sabe, eu acho que a etiqueta digital exige MESMO bom senso. Se eu recebo um e-mail seu e não CLICO AGORA, PORQUE SOU COMPLETAMENTE LOUCA DE PERDER ESSA OPORTUNIDADE INCRÍVEL, não adianta me mandar um e-mail cinco minutos depois dizendo que está ESTRANHANDO MUITO EU NÃO TER ME INSCRITO AINDA. Por favor, simplesmente pare com essa mania persecutória e me deixe livre para fazer o que eu bem entender a respeito da sua mensagem.

4) APRENDA ANTES DE ENSINAR. Se você está vendendo um programa de como fazer palestras incríveis em seis segundos, primeiro APRENDA a fazer palestras incríveis. De verdade, eu não consigo acreditar numa fórmula de emagrecer que alguém acima do peso me vende. Se a sua comunicação não verbal não está alinhada com a sua comunicação escrita ou oral, desculpa, eu não acredito em você. Outra coisa: peça para alguém revisar seus textos. Há erros em TODOS eles. E graves. Se você é um grande escritor, não vai querer que eu continue achando que você consegue MESMO me ensinar a escrever um best-seller, certo?

5) VOCÊ QUER MESMO QUE AS PESSOAS COMO EU DEIXEM DE TE ADMIRAR? Até entendo profissionais começando seus negócios se beneficiando das técnicas da fórmula de lançamento, por exemplo. Até eles, porém, e eu conheço uma meia dúzia de gente muito boa fazendo isso, tem cuidado com os exageros e CUIDA do que fala, de como fala, da credibilidade e sobretudo da SUSTENTAÇÃO do que está sendo dito. Eu te admiro há anos, te leio sempre, e agora você quer me fazer acreditar que conversa não existe – o que existe é negócio o tempo todo E TUDO QUE HÁ NAS RELAÇÕES É O INTERESSE EM VENDER ALGO PARA ALGUÉM? Por favor, não me fale mais sobre amor. Não vou mais acreditar (sério!) em nada do que você diz.

6) APRENDA COM OS ERROS DE QUEM TAMBÉM FEZ ISSO ERRADO. Lembra da Nokia, quando lançou um comercial em que um fulano aparecia desesperado atrás de uma alma gêmea que ele encontrou (e perdeu) na balada? Eu acreditei na Nokia. Compartilhei o vídeo do cara. Fiquei realmente sensibilizada com a história, mesmo que meus amigos especialistas em marketing digital tivessem me dito que isso era “jogada de marketing”. Mentir virou jogada de marketing quando? Apelar para as emoções, o coração, mesmo com histórias sendo inventadas, é algo bacana? Dá uma olhada no que as grandes empresas e marcas andaram perdendo agindo assim, exatamente como você está agindo agora.

7) VOCÊ REALMENTE ACHA QUE TODAS AS PESSOAS COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO TEM CONDIÇÕES DE FAZER DÍVIDAS PARA COMPRAR O SEU PROGRAMA E DEPOIS RECUPERAR O INVESTIMENTO (E FICAR MILIONÁRIAS, COMO ESQUECI DISSO!?). Aí eu já acho que é mais que bom senso. É questão de sensibilidade mesmo. Eu desisti de um empreendimento sério, em marketing multinível, simplesmente porque não conseguia vender nada para alguém que eu sabia que estava numa situação financeira ruim. Comprar um batom comigo poderia até fazer aquela pessoa mais feliz por uns instantes, mas é uma FELICIDADE ILUSÓRIA E TEMPORÁRIA. Você realmente quer ajudar milhares de pessoas e cumprir sua missão, que é essa? Dê palestras de graça para elas. Ponto.

8) O QUE ACONTECE COM VOCÊ? ESTÁ PRECISANDO MESMO TÃO DESESPERADAMENTE DE DINHEIRO? Você diz que é muito rico, mas me manda um e-mail dizendo que vai me dar uma viagem para o Caribe, uma volta ao mundo num balão, um gato persa, uma casa no campo e uma música composta especialmente para mim, além da oportunidade incrível de TE CONHECER PESSOALMENTE E LEVAR PRA CASA UM FIO DO SEU CABELO pela bagatela de R$ 1,99, sendo que o valor real disso tudo seria, sei lá, uns R$ 1 milhão? Você é a Madre Teresa de Calcutá ou está realmente precisando tanto de dinheiro que está apelando para os contos da carochinha? SO-COR-RO!

9) DIZ QUE É TUDO PEGADINHA DO MALANDRO? Eu tenho fé. Mesmo. Acredito que você vai me mandar um e-mail um dia, uma vez só, falando de verdade, escrito por você mesmo, sem nenhuma técnica, pegadinha ou armadilha, dizendo que aquilo tudo foi um equívoco e que você contratou um doido de 14 anos que acha que entende do “mundo 2.0” para te orientar nesse novo caminho, mas entendeu que fez tudo errado. Aí você vai voltar a ser aquele de antes, que eu REALMENTE queria conhecer pessoalmente um dia – mas hoje já deletei da minha caixa de entrada.

10) POR FAVOR, POR FAVOR, POR FAVOR: FALE A VERDADE. Se eu não tivesse um pouco mais de instrução, até acreditaria nas coisas que você me disse, porque sei que você estudou toda a psicologia da coisa para me convencer a te dizer SIM. Mas pare de dizer que qualquer um pode ficar milionário. Pare de dizer que todas as pessoas podem ser absolutamente felizes agora, depois de se inscrever no seu programa. Até acredito que ele pode mudar mesmo a vida de muita gente, mas prometer o Paraíso e consultoria com Deus lá em cima não vale. EU SEI QUE É VENDER ILUSÃO, CARAMBA! Isso me parece doutrina, religião, dessa que você treina muito para convencer um pobre coitado que o dinheiro que ele tem aqui não vale nada, e o faz doar tudo para a igreja – daí esse mesmo treinador sai da “aula” de persuasão montado numa Ferrari novinha. Ele saiu pelas portas do fundo. O dinheiro dele, aqui, vale muito. Às custas do seu.

Desculpem o desabafo, o sincericídio, estou pronta para debater esse tema e receber eventuais críticas, mas antes de julgarem minha revolta se inscrevam num desses programas famosos de caras famosos (de preferência alguém que você admire) e me conte se a experiência não foi, digamos, frustrante.

Daí a gente conversa depois. Com mais embasamento, experiência e argumento.

Sim, bons argumentos DE VERDADE convencem qualquer um de qualquer coisa. Melhor que isso: mantém sua reputação intacta por muito tempo.

Reputação não é algo que se constrói (ou se repara) num programa INCRÍVEL MEGA BLASTER PLUS DE INVRÍVEIS R$ 5 EAIS PARCELADOS EM 5 VEZES.

O custo dela, amigos queridos, pode ser (esse sim) muito mais alto que todos os bônus somados que você sequer imagina poder oferecer um dia aos seus clientes...

12 comentários:

  1. Bravo. Vontade de mostrar ao mundo como uma geração kids de jovens ainda de fraldas acham que descobriram o mkt ontem e copiam as bobagens norte americanas sem filtros. Obrigado pelo texto. Parabéns!

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    1. Seu artigo é fundamental para criticar objetivamente algumas práticas do marketing digital que são sensacionalistas e enganosas. Compartilho com o que você disse Rafaela e creio que existe formas éticas de atuar nas mídias sociais, pelo menos é isto que estamos buscando fazer! Fórmula de Lançamento e outras derivações (com seus respectivos atores e autores) preconizam a enganação purista, mas infelizmente parece que dá resultado, pois as pessoas menos esclarecidas caem facilmente nestas armadilhas. Continuo insistindo que a honestidade e a serenidade são os mecanismos mais duradouros, embora menos imediatistas de resultados. Só rogo para ter fôlego (financeiro e de saúde)para conseguir esperar o tempo distinguir o joio do trigo!

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  2. Parabéns, belo texto. Realmente há muitos adeptos do Fórmula que agem exatamente assim. Também sou adepto, e procuro seguir de forma consciente e sensata. Paz e luz.

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    1. Obrigada, Leno. Que bom ler isso. Tenho duas amigas muito queridas usando as coisas boas do Fórmula, que obviamente toda coisa tem, e usando com todo cuidado - tendo sucesso e paz com duas consciências. Esse que é o caminho do meio, que acredito piamente que ďá certo e se sustenta. :) grata pela sua visita!

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  3. Oi Rafaela. Li tudo e concordo com a maior parte. Realmente existem exageros neste mercado e não são poucos. Temos que procurar fazer as coisa com parcimônia. Há 2 anos e meio venho me questionando também como fazer para levar minha mensagem, ajudar as pessoas e ganhar dinheiro fazendo o que amo sem seguir a corrente que está levando muitos ao naufrágio. Procuro não fazer aquilo que vejo que me irrita e que não gosto que façam para mim também. Espero aos poucos conseguir construir a minha estrada sem invadir o espaço dos outros, sem copiar ninguém e sem parecer piegas. Peço a Deus todos os dias que me mostre o caminho. Que Ele ilumine a todos nós! ;)

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    1. Guacira! Penso que você está no caminho certo. É isso! Confiar que existe algo maior que nos direcionando nossos caminhos. Ele fala com nosso coração e, se escutarmos bem, só agiremos pro bem. Gratidão pela sua visita e suas palavras. Bjo grande

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  4. Ficava me perguntando... nossa ninguém enxerga esses absurdos exageros exaberbados?!? rs... parabéns pelo texto!

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  5. Seu artigo é fundamental para criticar objetivamente algumas práticas do marketing digital que são sensacionalistas e enganosas. Compartilho com o que você disse Rafaela e creio que existe formas éticas de atuar nas mídias sociais, pelo menos é isto que estamos buscando fazer! Fórmula de Lançamento e outras derivações (com seus respectivos atores e autores) preconizam a enganação purista, mas infelizmente parece que dá resultado, pois as pessoas menos esclarecidas caem facilmente nestas armadilhas. Continuo insistindo que a honestidade e a serenidade são os mecanismos mais duradouros, embora menos imediatistas de resultados. Só rogo para ter fôlego (financeiro e de saúde)para conseguir esperar o tempo distinguir o joio do trigo!

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