quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sonhar é o grande combustível da vida

Não importa qual seja o tamanho do seu sonho: ele vale a pena ser perseguido, vivido, compartilhado. Há um ano eu realizava aquele que para mim era o maior sonho de uma vida: lançar meu livro. Com noite de autógrafos, reunindo meus amigos mais queridos no lugar onde sempre desejei fazer isso.

Hoje, depois de experimentar tantas coisas novas e ter colhido bons frutos dessa experiência, eu me pergunto se teria feito tudo de novo e a resposta é imediata: claro! Certamente o livro de hoje seria outro, o formato do evento idem, as expectativas devidamente reguladas. Mas eu precisava viver AQUELA experiência.

Agora, lembrando daquele dia e relendo meu livro, bem como vendo as imagens e percebendo quanta coisa mudou, minha contribuição sobre viver o seu sonho é a seguinte: o sonho que você está vivendo ou deseja viver é mesmo SEU? Parece uma pergunta tola, mas é profundamente importante que você tenha essa resposta clara. Porque boa parte do tempo estamos perseguindo sonhos que não são genuinamente nossos: são projeções dos outros para nós.

Hoje vivo a possibilidade de realizar um novo sonho e tenho me perguntado com frequência: de quem é esse sonho? Se é meu, como deve ser exatamente? A gente precisa agradar, antes, a nós mesmos! Os sonhos são nossos, exclusivamente nossos! É lindo poder partilhar isso com quem verdadeiramente deseja que sejamos felizes, mas na maior parte das vezes não é o que fazemos. Perseguimos sonhos que não são nossos para buscar a aprovação do outro.

Experimente perguntar quais sonhos você não está perseguindo porque precisa cumprir protocolos que são impostos. Experimente a liberdade de SE fazer feliz, sonhando o que VOCÊ DESEJA. Sem se preocupar tanto com agradar os outros ou se "enquadrar". Sonhos são incríveis - se vividos de forma coerente com a sua verdadeira essência.

Qual sonho é seu e qual é o que os outros projetam para você? Escolha os seus, sempre! E queime seus barcos quantas vezes forem necessárias em busca de uma vida com mais sentido. Vale a pena. Muito. E se um dia você precisar navegar de novo, sempre haverá novos meios de transporte. Barcos queimados não implicam em ruptura definitiva com nada. Descobri que isso não existe e que ser radical demais nos faz tristes.

Que sempre haja novos sonhos para você perseguir! E é lindo poder partilhar a concretização desses sonhos com quem verdadeiramente se ama.

Acredite! Sonhos precisam de fé para se tornar reais. Com fé se pode tudo. Dos sonhos mais simples aos mais improváveis: com fé você alcança.

Boa viagem para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário