quinta-feira, 13 de julho de 2017

Dicas para sair do sofá e PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA sem sacrifício

(ou como superar os obstáculos para iniciar a prática de qualquer atividade física)

Preciso escrever esse texto. Aproveitar que está tudo recente e fresco para, quem sabe, inspirar alguém a NÃO fazer como eu: esperar a dor bater na porta para tomar uma decisão de mudar de hábitos.

Vou abrir meu coração, tá? Senta que lá vem textão.

Começando pelo começo.

Até 2009 eu era obesa mórbida. Alcancei a marca de 122 quilos quando decidi, acompanhada e ORIENTADA por bons médicos, fazer a cirurgia bariátrica. Dar fim a uma vida de dietas malucas, efeito sanfona, buyling e muito constrangimento.
Emagreci 50 quilos.

Fiquei ótima. Disciplinada, segui todas as recomendações médicas e, quando comecei a caber em roupas de número 40, achei que minha odisseia pela busca do peso ideal e saúde tinha chegado ao fim. Ledo engano.

SEMPRE ouvi, de todos os médicos, e de toda pessoa com bom senso, que a mudança alimentar PRECISAVA sempre estar acompanhada da prática regular de atividade física. Sempre, regular e atividade física são termos que, na mesma frase, me causavam pânico.
Aqui preciso contar uma coisa: ODEIO academia. Com todas as forças. Tudo lá me parece absurdo, chato, maçante. Claro, já me matriculei dezenas de vezes e, em todas, eu parei no primeiro mês. Os desfiles de ego, a vaidade excessiva, a exposição, a competição, as paranoias do ambiente sempre me incomodavam. Muito.

Busquei alternativas. Dançar em casa, sozinha, por exemplo. Inclusive foi essa atividade que me manteve por um tempo motivada e com o peso dentro do limite. Foi sobre isso que falei no último capítulo do livro que escrevi.
Mas não havia nem regularidade nem disciplina, muito menos a consciência da necessidade da prática contínua e persistente. Afinal, a vida é curta e breve e havia coisa muito mais interessante a fazer, certo?
Errado.

Em dois anos, recuperei 15 dos 50 quilos que havia emagrecido. As roupas de antes já não cabiam mais. Todo mundo sabia, percebia, dava uns toques. Cortava açúcar, carboidrato, passava fome – mas nada de atividade física. Emagreci zero quilos depois de uma quaresma de absoluta restrição. Meu problema não era apenas a boca.

Daí o tal chamado pela dor me levou à encruzilhada recente: eu PRECISAVA de atividade física, como uma planta precisa de água e sol. Não apenas para recuperar minha antiga forma, mas PRINCIPALMENTE PARA TER MAIS SAÚDE. A minha já começava a dar indícios de que eu estava fazendo algo errado. Tudo errado. Meu corpo sinalizou. Primeiro suavemente, depois num grito.

Ei, chega! De novo? Quantas vezes mais vou precisar te alertar? Quer que desenhe?

Voltei ao médico, ansiedade às alturas, e a prescrição não era mais de ansiolítico. Atividade física. Droga.
De novo, um episódio no final de semana envolvendo um monte de analgésico (haja crise de enxaqueca) e algum estresse me fizeram perguntar: o que estou fazendo mesmo da minha vida, gente?

Vergonha na cara. Comecei e me preparar porque, definitivamente, eu não PODIA me matar como estava fazendo, com toda a sabotagem. Sim, eu estava me matando. Parece exagero, mas não é. Leia, pesquise, vá em qualquer bom profissional de saúde. A saúde física é a primordial, a que define o sucesso de todas as outras áreas da vida. Sem saúde física, meu amigo, a gente não consegue nada, não chega em lugar nenhum. E eu andava assim, inerte, há algum tempo.

Então surge o desafio. Superando Limites. 30 pessoas vão escalar o Pico das Agulhas Negras em duas semanas e precisavam estar preparadas. Eu me inscrevi. Sem preparo algum. Comprei roupas e botas e saco de dormir paro o frio. Seja o que Deus quiser. Vou andar 1km e fico lá, esperando os outros voltarem. Pronto. Tudo certo?

Errado. Eu quero SIM subir. Eu preciso SIM me superar.

Atividade física sempre foi uma imensa pedra, uma montanha, no caminho da minha vida, o que provavelmente me separa do meu pleno potencial de realizar coisas, porque os desequilíbrios na saúde me afetam gravemente. Vamos admitir isso de uma vez por todas? Vamos.

Bons conselhos, gente boníssima e inspiradora do meu lado. Vai, você pode.

E fui. Fiz a matrícula na academia terça-feira. Plano anual. Academia inteligente, diferente do que já tinha experimentado. Curti, mesmo. Curti sobretudo a sensação do meu corpo depois do treino, dinâmico e gostoso (sim, juro!).

Curti não ter UMA DOR DE CABEÇA SEQUER desde então. Não precisar tomar UM ANALGÉSICO. E ter recuperado a disposição que eu tinha, sei lá, aos cinco anos. Ando elétrica, motivada, FELIZ. Apesar de tudo ao redor, eu vou PERSISTIR. E essa determinação, que no começo é alta, precisa se sustentar. Então vou começar a parte prática, caso você não tenha lido nada que escrevi até agora, pode se beneficiar de algumas dicas que dou a seguir para manter o foco e disciplina.

Desejo que você, como eu, vença seus próprios limites e bloqueios diariamente para INSISTIR nesse caminho. PRATIQUE ATIVIDADE FISICA. Você pode até não usar filtro solar, mas se tem um conselho que eu garanto que vai fazer toda a diferença na sua vida, para sempre, por tudo que tenho lido e estudado e VIVIDO, é esse: MOVA-SE! SAIA DA ZONA DE CONFORTO! COLABORE COM SEU CORPO! JÁ!

Dicas práticas:

1) Tenha ao lado um companheiro(a), alguém que te motive e inspire a sustentar esse caminho. No meu caso, o meu marido foi ESSENCIAL. Eu e ele estamos juntos nessa, nos matriculamos juntos na academia, e sei que nos apoiaremos nos dias difíceis. Observar que, juntos, estamos melhorando, faz toda a diferença.

2) Escolha um lugar em que você se sinta bem. No nosso caso, a Smart Fit preenchia vários requisitos importantes. Qualidade dos equipamentos, instrução, nenhuma necessidade de estar o tempo inteiro acompanhada (a não ser no começo, para se ajustar) porque o conceito é mesmo de uma academia inteligente. Você faz seu treino, não precisa nem olhar pro lado. A estrutura é enorme e tudo lá conspira para que você siga. Além disso, fizemos um plano com o benefício de nos permitir treinar em qualquer uma das unidades. Sem desculpas se estivermos em outro lugar. Tem uma Smart Fit em toda esquina.

3) Prepare-se com roupas, tênis confortáveis, esteja pronto! No meu caso essa parte é fundamental. Comprar as roupas em que me sinto confortável, tops corretos de sustentação, me sentir BEM com o que uso fez toda a diferença. A Decathlon tem peças ótimas por bons preços.

4) Faça um plano anual SIM. A Smart Fit tem um chamado Black (esse que dá direito a frequentar todas as unidades, e ainda cinco minutos de massagem na cadeira especial todos os dias!). Estabelecer um compromisso que DEMANDA continuidade vai te dar um gás extra. Se pensar em desistir no meio do caminho, vai pagar multa. A dor no bolso, no meu caso, me motiva a não desistir.

5) Compre um squeeze e mantenha-se sempre hidratado (durante a academia e ao longo do dia todo).

6) Mude sua alimentação e faça escolhas mais saudáveis, mas não se prive de NADA. Meu maior erro com os radicalismos sempre foi esse. Academia + vamos morrer de fome. Não se sustenta. Descobri ontem que o que você come nas duas horas pós treino é rapidamente absorvido pelo organismo, e isso INCLUI aquele chocolate e sorvete que você ama. Ingira bastante proteína, opte por menos frituras e gorduras e evite (evite, não elimine) açúcar. Pronto. Se precisar, conte com o suporte de um bom nutricionista para te orientar.

7) Se você tem ansiedade, naturalmente, como eu, não deixe de estar sempre acompanhada pelo seu médico. Com a prática da atividade física, se você usa medicamento para ansiedade certamente a necessidade deles vai diminuir, mas não adianta achar que é super homem e mulher maravilha e cortar tudo. Excesso NUNCA é bom.

8) Comece SEMPRE com um treino adaptativo se você optar pela academia e conte a REAL da sua vida para um bom instrutor, que vai te acompanhar no atingimento de resultados com um treino personalizado. Não extrapole. Nunca extrapole. Devagar e sempre é melhor que uma vez e nunca mais.

9) Estabeleça dias e horários e CUMPRA-OS. Sim, você pode ser flexível se puder fazer isso, mas se a sua meta for treinar cinco vezes por semana, TREINE CINCO VEZES POR SEMANA. Chova ou faça sol. Frio ou calor. Com ou sem resfriado. Acredite: você é mais forte do que você pensa.

10) Eleja ao seu redor pessoas que PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA, gostam de você, querem seu bem e podem te dar dicas e instruções. Eu sou uma sortuda. Além do meu marido, nessa jornada pela minha saúde tenho ao lado uns queridos como o Gustavo, o Ribeiro, a Dayse, a Natália, a Maíra, o Paulo e outras pessoas que praticam atividade física e me inspiram a fazer isso também. Corra ao lado delas. Chame-as e consulte-as quando precisar.

11) IGNORE solenemente comentários que costumam acontecer e já ouvi muito até da minha “família”: “de novo? Duvido que consiga. Vai desistir logo”. Evite essas pessoas. Sério. Energia negativa a gente precisa manter longe. Gente também.

12) LEIA BONS LIVROS e conteúdo que te inspire. Eu ando lendo “Saúde Perfeita”, do Deepak Chopra, e “Você tem fome de que”, do mesmo autor. Tudo que se relaciona a saúde e mudança de hábito: leia, entenda, se informe. Claro, sem virar um bitolado extremista. Bitolados extremistas nunca se dão muito bem... rs

13) Ah, se você estiver pensando “academia é um investimento alto”... a Smart Fit tem planos a partir de R$ 59,00 mensais (não, eles não estão me pagando nada para falar deles!) e se você calcular o que gasta de plano de saúde + consultas extra + medicamento ao longo do mês eu DUVIDO que esse valor faça mesmo, de verdade, tanta diferença assim na sua vida.

14) Mensure suas conquistas e resultados. Acompanhe não apenas indicador de peso corporal, mas de medida, que nessa primeira etapa é o que você costuma perder mais rápido. Não bique bitolado com a balança. Eleja intervalos de pesagem suaves, confortáveis (a cada 15 dias, um mês, por exemplo). Sobretudo: COMEMORE os seus resultados. Não precisa ser com junk food. Você pode se dar um presente quando isso acontecer. Ontem eu me dei um presente que queria MUITO porque, apenas mudando hábitos e começando a me mexer, EMAGRECI 4 QUILOS! <3 15) Estabeleça uma meta. É importante para toda jornada a gente definir onde quer chegar. Não para ficar paranoico, como já disse, mas para avaliar o que está indo bem e o que precisa se ajustado. Além disso, tenho aprendido há algum tempo que planos escritos, internalizados pela mente e perseguidos com coragem e determinação são DEFINITIVAMENTE CONQUISTADOS. Napoleon Hill segue me ensinando coisas diariamente.

16) Música! Esse item é muito importante. Se a sua academia não tiver uma playlist que te encoraje TOCANDO ALTO, coloque o seu fone de ouvido e faça uma playlist das músicas que te animam e inspiram e coloque o seu celular para te ajudar nessa maratona.

17) Já falei sobre beber MUITA água o tempo todo, né?

18) Ah, importante fazer uma avaliação médica antes de iniciar a prática de atividade física. Sobretudo se você já tem algum problema de saúde importante. Checar frequência cardíaca e perceber se seu corpo está se ajustando (reclamar um pouco no começo é normal, mas sempre e muito não é!) é bem importante! Se você não começou por aí: faça exames: de sangue, de imagem, cardiológicos.

19) Se você não tem, como eu, flexibilidade para ir nos horários menos cheios na academia, experimente acordar bem cedinho ou ir no final da noite. Ah, e não ligue se no começo você ficar meio anti social ou as pessoas te cobrarem presença em tudo. É necessário um esforço para equilibrar a agenda e dar conta de um tempo exclusivamente dedicado à atividade física. As pessoas que te cobram muita presença agora vão entender que você não quer encontra-las numa visita em cima da cama de um hospital, certo?

Bom, pra começar é isso.

Já vou ali estender a roupa, resolver umas coisas do trabalho, fazer comida e me arrumar porque HOJE É DIA DE TREINO, SIM!

E EU CONSEGUIREI!

Desejo, de todo o coração, que você se inspire com essa história e as dicas. Vou sempre partilhar o que puder e o que aprender para te animar a se cuidar. Todos os dias.

Se você não fizer isso por você, o tempo vai cobrar de um jeito ruim e difícil. Não deixe isso acontecer. Combinado?

Se precisar de ajuda, conta comigo! De verdade!

#porummundomaissaudavel #porummundomaisfeliz



Nenhum comentário:

Postar um comentário